Nossa Missão
Conceber um modelo de gestão integrada das Bacias Hidrográficas tropicais, promovendo uma ponte entre o conhecimento científico e a sociedade.
Linha do Tempo
2013
-
O conceito inicial de Aliança Tropical (Tropical Alliance) é proposto pela Austrade e Trade Investment Queensland (TQI) para promover o intercâmbio acadêmico e de negócios entre Brasil e Austrália.
-
O Australian Rivers Institute da Griffith University se torna o líder no desenvolvimento da iniciativa da Aliança Tropical e identifica o Gerenciamento de Recursos Hídricos como área prioritária.
2015
-
Discussões iniciais a respeito de ciências aquáticas ocorrem no Congresso da Associação Brasileira de Recursos Hídricos durante a Semana Latino-Americana da Água.
-
Cientistas australianos visitam o Brasil em julho e se reúnem com agências de fomento à pesquisa e treinamento nos níveis Federal (CNPq, CAPES) e Estadual (FAPESP, FAPEMIG, FAPERJ, FAPEAM, SECTES), agências de água e meio ambiente (incluindo a Agência Nacional das Águas e agências estaduais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília), federações das indústrias (FIESP, FIEMG) e grupos chaves de pesquisa com interesse na gestão das águas tropicais (USP, UFMG, UFRJ, UERJ, UnB, INPA).
-
Acontece um Workshop organizado pela Austrade com a Secretaria de Meio Ambiente e Água em São Paulo e uma sessão especial na Conferência da Associação de Recursos Hídricos do Brasil (ABRH) em Brasília. Além disso, outras discussões são realizadas com pesquisadores da USP, UFRJ e UnB.
-
Dá-se início à elaboração da proposta para de estabelecer uma rede internacional por meio de iniciativas em parceria com a Agência Nacional da Água (ANA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) através do programa PrInt (Programa Institucional de Internacionalização), Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (FAPDF, FAPES, FAPESB, Fundação Araucária/FAPPR), Universidades e Institutos de Pesquisa.
-
Para apoiar a iniciativa da elaboração de uma proposta formal para uma rede internacional focada em questões de gestão de águas tropicais: Aliança Tropical de Pesquisa da Água (Tropical Water Research Alliance – TWRA) entre Brasil e Austrália, a Griffith University e a Universidade de Brasília (UnB) assinam um Memorando de entendimento (MoU – Memorandum of Understanding).
2017
-
Acontece o primeiro Workshop para discutir questões da TWRA no XVI Congresso Brasileiro de Limnologia no Estado do Rio de Janeiro.
2018
-
O Fórum Mundial da Água proporciona discussões que fortalecem a proposta da Aliança com a Agência Nacional da Água (ANA) e outras agências nacionais e internacionais.
-
A ANA assina um memorando de entendimento com o Governo Australiano para a cooperação na gestão da água e o Australian River Institute se torna o parceiro de implementação.
-
Os professores Stuart Bunn, José Francisco Gonçalves Jr. e Hamish Campbell realizam visitas técnicas em universidades do Brasil (UnB, Brasília) e Austrália (Griffith University, Brisbane).
-
É aprovado o estágio de doutorado de um estudante da UnB na Griffith University através do Programa Capes PrInt.
2019
-
São realizados três workshops para discutir a implementação da Aliança Tropical: 31 de julho promovido pela FAPDF em Brasília; 1º de agosto promovido pelo SETI-PR em Curitiba; 3– 5 e 6 de agosto promovido pela FAPESC durante o XVII Congresso Brasileiro de Limnologia & II Congresso Ibero-Americano de Limnologia em Florianópolis.
-
A FAPES oficializa o seu apoio à Aliança Tropical, tornando o Estado do Espírito Santo o pioneiro na execução e implementação das atividades da Aliança .
2020
-
Dá-se início às atividades para a apresentação da Aliança Tropical no Estado do Espírito Santo.
-
Ocorre o I Workshop TWRA para a implementação da TWRA no Estado do Espírito Santo organizado pelo Comitê Regional e a FAPES.
-
Planejamento do III Workshop Internacional da Aliança Tropical, em julho no Estado de Brasília.