Segunda expedição Projeto “Araguaia-Vivo”

Pesquisadores da TWRA – Tropical Water Research Alliance envolvidos no projeto “Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia como Área Demonstrativa”, estão em campo realizando nova expedição.

As coletas se iniciaram no dia 13 de maio com o monitoramento dos riachos afluentes da margem esquerda do Araguaia (Rio das Mortes, das Garças e Cristalino). Foram completados surpreendentes 2.000 km de estradas e 38 pontos de amostragem. As amostragens da margem direita, afluentes do Rio dos Peixes, Crixás e Vermelho, foram iniciadas no dia 20 e seguem até o próximo dia 27.

As coletas incluem as amostragens de variáveis físicas, químicas, biológicas e hidrológicas, que permitirão entender o funcionamento dos ecossistemas dos riachos da região e também a elaboração de modelos para definição de um programa de monitoramento das águas da região.

O projeto proposto pela TWRA ao Programa Águas Brasileiras foi aprovado em março de 2021 e segue a todo vapor.

#desenvolvimento #pesquisacientifica #araguaia #monitoramentodaágua #conservação #sustentabilidade #biodiversidade #pesquisadeexcelência #vempratwra

Compartilhe este artigo
TWRA
Anterior post
Memorando de Entendimento (MoU) entre a TWRA e a Griffith University é assinado
Próximo post
Reunião conjunta da Society for Freshwater Science (SFC) em Brisbane, Austrália – 2023
TWRA