Projeto da TWRA em parceria com a Griffith University é divulgado em revista

O projeto entre a TWRA – Tropical Water Research Alliance e o Australian Rivers Institute (ARI) da Griffith University, com recursos do governo australiano (Direct Aid Program – DAP) foi divulgado com destaque pela AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), em sua 23º edição. O projeto piloto “Avaliação Abrangente de Ameaças e Soluções Bioeconômicas na região oeste da Bahia da Bacia do Rio São Francisco” tem por objetivo avaliar as #ameaças e as soluções #bioeconômicas implementadas na região e propor cenários que garantam a #sustentabilidade da produção agrícola e de #recursos naturais.

A pesquisa utiliza o método “Comprehensive Framework of Assessment of Bioeconomic Threats and Solutions” que visa modelar as relações entre a #produtividade agrícola e #serviços ecossistêmicos em um dinâmico e complexo sistema socioeconômico, com o objetivo de atingir a sustentabilidade. Os dados gerados serão utilizados para desenvolver indicadores de #qualidade das condições de solo e água, além de disponibilizar detalhes que irão subsidiar a adequabilidade do escalonamento para implementação de tecnologias de manejo na região.

Iniciado em maio/2022, o projeto encontra-se em fase de análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. Além da divulgação dos resultados em revistas científicas internacionais, o projeto propõe um workshop final presencial a ser realizado na cidade de Barreiras/BA até o primeiro trimestre deste ano.

Após o projeto, espera-se que os resultados possam estimular o #desenvolvimento de estudos em outras bacias e em escalas regionais, contribuindo para uma #gestão sustentável dos recursos naturais, trazendo maior #segurança hídrica para os produtores agrícolas e demais usuários de recursos hídricos.

Versão digital: https://lnkd.in/dFPMEPmR

#pesquisacientifica #segurançahídrica #baciashidrográficas #parceria #brasil #austrália #recursosnaturais #sustentabilidade

Compartilhe este artigo
TWRA
Anterior post
Participação da TWRA na Society for Freshwater Science
Próximo post
I Assembleia Geral Ordinária e I Assembleia Geral Extraordinária TWRA 2023
TWRA