Governo Federal seleciona projeto proposto pela TWRA no Programa Águas Brasileiras

Nesta quinta-feira (04/03/2021) o Governo Federal selecionou na primeira fase, por meio do Edital Nº 01/2021 SNSH-MDR do Programa Águas Brasileiras, 26 projetos com um orçamento total previsto de R$ 600 milhões, com uma média de R$16 milhões por projeto. Dentre os selecionados está o projeto Intitulado “Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia como Área Demonstrativa”, proposto pela Aliança Tropical de Pesquisa da Água-TWRA. Este projeto tem como meta o avanço quantitativo e qualitativo no conhecimento científico, fortalecendo as estratégias de reflorestamento, recuperação e restauração hidroambiental, bem como favorecer o desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas nos dois países (Brasil e Austrália). Além disso, tem-se como expectativa futura auxiliar e subsidiar as políticas públicas visando estratégias de conservação e gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas, através de comitês e agências de bacias hidrográficas, gestores públicos e tomadores de decisão na bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia.

O Programa Águas Brasileiras, busca garantir a oferta de água em quantidade e qualidade por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas do País. A ação conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios. Paralelamente, será iniciado o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em uma área de 100 hectares e lançada a pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, que contará com área para produção de 600 mil mudas por ano a serem distribuídas por toda a bacia do Rio Araguaia.

Saiba mais: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/programa-aguas-brasileiras/edital-de-selecao-de-projetos

Edital do Programa: https://www.gov.br/mdr/pt-br/SEI_MDR3052950Relatorio.pdf

Share This Article
TWRA
Previous post
Memorando de Entendimento (MoU) entre a TWRA e o Ifes é assinado
Next post
Nota de Pesar
TWRA