Sobre a TWRA
Aliança Tropical de Pesquisa da Água – TWRA
Tropical Water Research Alliance
1
Pesquisadores
1
Instituições
1
Estados brasileiros
Quem somos
river-6099472_1920
Assista o vídeo!
Quem somos

A TWRA é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter científico, educacional e cultural.

Sendo uma organização social multi-institucional, visamos ampliar a cooperação internacional entre Brasil e Austrália para fomentar a sustentabilidade e proteção das bacias hidrográficas em regiões tropicais.

Dr. José Francisco Gonçalves Jr.
Presidente TWRA Brasil

A TWRA busca envolver sociedade, pesquisadores e poder público nessas discussões

Estudos recentes evidenciam que a conservação dos recursos hídricos tropicais possui uma significativa contribuição na regulação do clima, na manutenção da biodiversidade e no fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para bilhões de pessoas em todo o mundo.

A perda desses ecossistemas resultaria em impactos devastadores, não apenas localmente, mas também em escala global, afetando o ciclo da água, a segurança alimentar e a estabilidade climática.

Portanto, investir na conservação desses recursos é crucial para proteger nosso planeta e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

Principais desafios para a conservação
dos recursos hídricos tropicais

Desmatamento
Perda e degradação de hábitats por atividades de uso e ocupação do solo
Poluição
Qualidade da água afetada por indústrias, agricultura e urbanização
Clima
Eventos extremos como secas e inundações afetam o ciclo da água
Exploração
O uso excessivo de água impacta os recursos hídricos e a biodiversidade
Construção
Obras como barragens, fragmentam habitats e alteram o fluxo da água
O que fazemos

A TWRA é uma organização comprometida com a melhoria global, promovendo um ecossistema colaborativo que une pessoas e instituições de diversos campos do conhecimento para abordar e solucionar problemas relacionados à água. Atuando como uma ponte entre os pesquisadores, o governo e a sociedade civil, a TWRA foca na construção de soluções sistêmicas para os desafios complexos do gerenciamento dos recursos hídricos em bacias hidrográficas tropicais.

Dedicação
A organização se dedica ao desenvolvimento, ao gerenciamento e a implementação de metodologias, diagnósticos, ferramentas e modelos para uma gestão integrada dos ecossistemas aquáticos, envolvendo todos os atores sociais relevantes.
Diferenciais
Diferencia-se pela capacidade de mobilizar uma vasta rede de expertises, oferecendo soluções acessíveis e eficazes para problemas complexos em ambientes aquáticos tropicais, promovendo a gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos.
Save Money, Save The Environment!
Providing Value To Our ClientsThrough Ongoing Product & Innovation.

Our Solar business now provides the preferred channel to market for some of the world’s leading PV manufacturers and our solar professionals work jointly with partners on enhancing product features, lowering lead times and improving cash flow.

Environmental Sensitivity
Personalised Solutions
Performance Measures
Request A Quote

    System Data

    Preferred Contact Method

    Associe-se à TWRA hoje e seja parte da mudança.  Clique aqui.
    Missão e visão
    Preservar o acesso à água de qualidade com sustentabilidade e governança nos ecossistemas tropicais
    Ser o principal interlocutor de soluções sistêmicas relacionadas à gestão e à preservação das águas tropicais no Brasil e na Austrália
    Valores
    Trabalhar pela preservação das águas para as pessoas e a natureza. Este valor preza pelo equilíbrio entre meio ambiente e ser humano buscando gerenciar as necessidades de uso com a preservação dos ecossistemas. O valor de equilíbrio deve ser adotado para a linha temática 1, pois busca gerenciar as necessidades de uso da água pela população humana com a preservação dos ecossistemas de água doce.
    Conectar o ser humano com os espaços das águas. Este valor busca melhorar a compreensão da complexidade das bacias hidrográficas para trabalhar processos prioritários para a reabilitação dos espaços das águas. O valor de conexão deve ser adotado para a linha temática 2, pois busca a reabilitação dos ecossistemas fluviais através do restabelecimento da conectividade dos rios.
    Integrar o uso das terras com a preservação do acesso à água de qualidade. Este valor busca orientar o uso da terra de forma a garantir a ocupação do solo sem o comprometimento dos ecossistemas, da quantidade e qualidade do acesso à água. O valor de sustentabilidade deve ser adotado para a linha temática 3, pois busca a proteção dos ecossistemas aquáticos, através da compreensão da influência do uso do solo no entorno dos ecossistemas aquáticos.
    Diminuir os conflitos por água. Este valor promove estabilidade ao desenvolver a capacidade de uma população de garantir o acesso sustentável a água em quantidade e qualidade aceitável para a sua subsistência e o seu desenvolvimento socioeconômico juntamente com a preservação dos ecossistemas. O valor de segurança deve ser adotado para a linha temática 4, pois busca garantir o acesso sustentável a ingestão adequada de água de qualidade aceitável para a subsistência, bem-estar humano e desenvolvimento socioeconômico, bem como a proteção contra o efeito da água e desastres relacionados à água.
    Avaliar e atuar nas mudanças a tempo de mitigar possíveis danos. Este valor visa prover informações que permitam a correta tomada de decisão na gestão e implementação de medidas que garantam acesso sustentável à água e à conservação da qualidade e biodiversidade de seu ecossistema. O valor de planejamento deve ser adotado para a linha temática 5, pois busca a realização de estimativas da biodiversidade e a evolução de padrões dos ecossistemas de água doce com diferentes níveis de conservação.
    Transformar dados em informações e informações em conhecimentos. Este valor busca o compartilhamento e acesso de informações de pesquisa em ciências naturais e sociais para a tomada de decisões práticas e o gerenciamento eficaz de sistemas socioecológicos quer seja por pessoas ou instituições públicas ou privadas. O valor de Colaboração deve ser adotado para a linha temática 6, pois busca a síntese das pesquisas em ciências naturais e sociais para fomentar a tomada de decisões práticas e o gerenciamento eficaz de sistemas socioecológicos, bem como envolver os formuladores de políticas públicas e as comunidades locais em atividades de pesquisa.
    Promover o diálogo e a colaboração. Visa buscar a preservação dos ecossistemas por meio de informação qualificada que permita uma visão assertiva de valores ao identificar as relações de causa e efeito que permitam preservar os recursos hídricos. O valor de conhecimento deve ser adotado para a linha temática 7, pois visa determinar quais componentes dos ecossistemas aquáticos são afetados por estressores e estimar a magnitude desses para proporcionar programas de monitoramento da saúde dos ecossistemas que respondam às mudanças ambientais e valores das partes interessadas.
    Transformar dados em informações e informações em conhecimentos. Este valor busca o compartilhamento e acesso de informações de pesquisa em ciências naturais e sociais para a tomada de decisões práticas e o gerenciamento eficaz de sistemas socioecológicos quer seja por pessoas ou instituições públicas ou privadas. O valor de Colaboração deve ser adotado para a linha temática 6, pois busca a síntese das pesquisas em ciências naturais e sociais para fomentar a tomada de decisões práticas e o gerenciamento eficaz de sistemas socioecológicos, bem como envolver os formuladores de políticas públicas e as comunidades locais em atividades de pesquisa.
    Sustainable, reliable & affordable energy systems,   Find Your Solution
    2013
    Fortalecendo laços através do intercâmbio
    Iniciativa

    O conceito inicial de Aliança Tropical (Tropical Alliance) é proposto pela Austrade e Trade Investment Queensland (TQI) para promover o intercâmbio acadêmico e de negócios entre Brasil e Austrália.

    O Australian Rivers Institute da Griffith University se torna o líder no desenvolvimento da iniciativa da Aliança Tropical e identifica o Gerenciamento de Recursos Hídricos como área prioritária.

    2015
    Construindo pontes hídricas
    Do congresso à colaboração

    Durante a Semana Latino-Americana da Água, o Congresso da Associação Brasileira de Recursos Hídricos serviu como palco para discussões iniciais sobre ciências aquáticas, atraindo a atenção de cientistas australianos que, em julho, visitaram o Brasil.

    Nessas visitas, os cientistas se reuniram com diversas agências federais e estaduais de fomento à pesquisa e treinamento, além de agências de água e meio ambiente, federações das indústrias e grupos de pesquisa importantes na gestão de águas tropicais.

    Eventos como um workshop organizado pela Austrade em São Paulo e uma sessão especial na Conferência da ABRH em Brasília facilitaram discussões aprofundadas com pesquisadores de instituições renomadas.

    Esses encontros marcaram o início da elaboração de uma proposta para estabelecer uma rede internacional de pesquisa, a Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA), focada na gestão de águas tropicais entre Brasil e Austrália, culminando na assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Griffith University e a Universidade de Brasília (UnB).

    2017
    Lançamento da iniciativa TWRA
    Primeiro Workshop da Aliança Tropical

    Acontece o primeiro Workshop para discutir questões da TWRA no XVI Congresso Brasileiro de Limnologia no Estado do Rio de Janeiro.

    2018
    A Consolidação da Aliança
    Avanços hídricos globais

    O Fórum Mundial da Água proporciona discussões que fortalecem a proposta da Aliança com a Agência Nacional da Água (ANA) e outras agências nacionais e internacionais.

    A ANA assina um Memorando de Entendimento com o Governo Australiano para a cooperação na gestão da água e o Australian River Institute se torna o parceiro de implementação.

    Os professores Stuart Bunn, José Francisco Gonçalves Jr. e Hamish Campbell realizam visitas técnicas em universidades do Brasil (UnB, Brasília) e Austrália (Griffith University, Brisbane). É aprovado o estágio de doutorado de um estudante da UnB na Griffith University através do Programa Capes PrInt.

    2019
    Fortalecendo a Aliança Tropical
    Workshops estratégicos

    São realizados três workshops para discutir a implementação da Aliança Tropical: 31 de julho promovido pela FAPDF em Brasília; 1º de agosto promovido pelo SETI-PR em Curitiba; 3– 5 e 6 de agosto promovido pela FAPESC durante o XVII Congresso Brasileiro de Limnologia & II Congresso Ibero-Americano de Limnologia em Florianópolis.

    A FAPES oficializa o seu apoio à Aliança Tropical, tornando o Estado do Espírito Santo o pioneiro na execução e implementação das atividades da Aliança.

    2020
    Aliança Tropical se adapta e expande
    A TWRA mobiliza parcerias

    Iniciam-se as atividades para a apresentação da Aliança Tropical no Estado do Espírito Santo.

    Realizam-se para decidir os próximos passos e alternativas aos Workshops presenciais cancelados pelo surgimento da Pandemia do Coronavírus.

    O Comitê Regional do Espírito Santo começa a realizar divulgação científica através das mídias sociais da TWRA, incluindo assuntos que envolvem a pandemia e o ambiente hídrico.

    Acontece o I Ciclo de Webinários TWRA – Apresentação e Implementação da Aliança Tropical de Pesquisa da Água entre os meses de Julho e Setembro.

    A TWRA entra como parceira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e realizam o I Webinário IFSP – Desafios para a Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas, entre os meses de Setembro e Dezembro.

    Durante o segundo semestre, se iniciam a criação das Sedes Regionais da TWRA nos Estados: Bahia, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

    Em outubro, a TWRA se torna uma Associação sem fins lucrativos com sede na cidade de Brasília. Em dezembro é assinado o Memorando de Entendimento entre a CONFAP e a TWRA.

    2021
    Novos territórios para a TWRA
    Expansão e reconhecimento

    A TWRA tem seu primeiro projeto a nível federal aprovado, através do Programa Águas Brasileiras.

    No primeiro semestre são estabelecidas as Sedes Regionais dos Estados Rondônia e Minas Gerais.

    No mês de setembro se inicia o II Ciclo de Webinários TWRA. Governo do Estado do Paraná aprova projeto de Instituição parceira da TWRA.

    Lançamento do livro “Gestão Sustentável de Bacias Hidrográficas: Cenários do Brasil e da Austrália”. Proposta da TWRA é homologada na primeira fase em Edital do MCTI.

    2022
    Novos territórios para a TWRA
    Ampliando Horizontes

    Em fevereiro é aprovado o projeto de intercâmbio colaborativo entre a Victoria University (Austrália) e TWRA.

    A TWRA tem seu segundo projeto a nível federal aprovado, através do Programa Águas Brasileiras.

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oficializa financeiramente o seu apoio à Aliança Tropical. A TWRA participa do 9º Fórum Mundial da Água (Dakar).

    Participação da TWRA na Conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).

    Em abril é assinado o Memorando de Entendimento (MoU) entre a AGERH e a TWRA.

    Em maio é assinado o Memorando de Entendimento (MoU) entre a Griffith University e a TWRA. I Workshop (online) do projeto em parceria com o Australian Rivers Institute (ARI).

    Em setembro ocorre o III Ciclo Internacional de Webinários da TWRA.

    A Diretoria Executiva da TWRA realiza a Missão Austrália.

    Participação da TWRA no Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP 2022.

    2023
    A Jornada da TWRA na Ciência
    Expandindo a influência da TWRA

    Projeto TWRA em parceria com a Griffith University é publicado em revista.

    Participação da TWRA no encontro da Society for Freshwater Science (SFC) em Brisbane, Austrália. II Workshop “Avaliação Abrangente de Ameaças e Soluções Bioeconômicas na região Oeste da Bahia da bacia do Rio São Francisco”.

    TWRA concede novo título de Membro Benemérito.

    TWRA participa de evento organizado pelo CONFAP e Governo de Victoria.

    TWRA participa do Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP.

    Aprovação do projeto Araguaia Vivo 2030: Programa para Conservação e Sustentabilidade. Webinário “Microplásticos”, promovido em parceria com a RMIT University.