Temas Chave

Equilíbrio das necessidades de água da população humana e da natureza

Quantificar as relações entre os serviços ecossistêmicos e fluxos hidrológicos, incluindo as necessidades das planícies de inundação e as zonas costeiras face às mudanças aceleradas nos ecossistemas de água doce.

Coordenadores: Dr. Henrique Chaves (UnB) e Dr. Michael Douglas (University of Western Australia).

Fragmentação de rios e restabelecimento da conectividade

Trabalhar para a efetiva reabilitação do funcionamento dos ecossistemas fluviais, aprimorando nossa compreensão da complexidade e trade-offs das barragens em bacias hidrográficas, bem como pela identificação e criação processos prioritários.

Coordenadores: Dr. Edivando Vitor do Couto (UTFPR) e Dr. Hamish Campbell (Charles Darwin University).

Influências do uso da terra nos ecossistemas aquáticos

Incluir uma abordagem integrada com o objetivo de (i) compreender a escala espacial da influência do uso da terra em ecossistemas aquáticos para orientar a proteção de terras ribeirinhas, e (ii) entender como as mudanças no uso da terra influenciam as teias alimentares aquáticas, através de alterações na qualidade e quantidade dos recursos alimentares básicos.

Coordenadores: Dr. Antônio Felipe (UnB)  e Dra. Fran Sheldon (Griffith University).

Segurança hídrica

Desenvolver a capacidade de uma população de salvaguardar o acesso sustentável a quantidades adequadas de água de qualidade aceitável para sua subsistência, bem estar humano e desenvolvimento socioeconômico, e garantir proteção contra a poluição da água e desastres relacionados a água e preservação dos ecossistemas. 

Coordenadores: Dr. Antonio Carlos Zuffo (Unicamp) e Dr. Anik Bhaduri (Griffith University, Water Future).

Planejamento de conservação e avaliação da biodiversidade

Realizar avaliações da biodiversidade aquática (mapeamento e modelagem da biodiversidade) e determinar os padrões estruturais e funcionais dos ecossistemas de água doce com diferentes níveis de conservação, ou seja, influenciados por diferentes distúrbios.

Coordenadores: Dra. Paula Caroline dos Reis Oliveira (UVV) e Dr. Mark Kennard (Griffith University).

Dimensões social e cultural da água

Ajudar a sintetizar a pesquisa em ciências naturais e sociais para fomentar a tomada de decisões práticas e o gerenciamento eficaz de sistemas socioecológicos, envolver os formuladores de políticas públicas e as comunidades locais em atividades de pesquisa.

Coordenador: Dra. Juliana Silva França (Universidade Vila Velha – UVV / Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA) e Dra. Sue Jackson (Griffith University).

Monitoramento, avaliação e compartilhamento de conhecimento

Determinar quais componentes dos ecossistemas aquáticos são afetados por quais estressores e estimar a magnitude destes efeitos para propor programas de monitoramento da saúde dos ecossistemas que respondam às mudanças de percepções e valores das partes interessadas.

Coordenador: Dra. Camila Aida Campos Couto (ADASA) e Dra. Fran Sheldon (Griffith University).

Modelagem e previsão

Projetar e implementar uma base de dados e plataformas na nuvem, permitindo upload, gerenciamento, processamento e apresentação de dados de maneira ágil, além de rápida recuperação. 

Coordenadores: Dr. Alexandre Brasil (Instituto Avaliação) e Dr. David Hamilton (Griffith University).

Menu